Tofu


O tofu é um tipo de queijo feito à base de soja, é rico em nutrientes que fazem bem à saúde e é um ótimo complemento alimentar, principalmente para os adeptos do vegetarianismo. Rico em proteínas e minerais, como cálcio, ferro e fósforo, ele ajuda a proteger os ossos e músculos.

Por apresentar poucas calorias (cerca de 70 kcal cada 100 g) e ter baixa concentração de gorduras, o tofu é uma alternativa para quem quer emagrecer. Além disso, o organismo digere mais facilmente o tofu do que o queijo branco tradicional, pois ele não contém lactose.

Graças à presença da lecitina de soja, o alimento colabora para a redução dos níveis de colesterol ruim no sangue, o LDL, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As isoflavonas presentes no tofu apresentam ação antioxidante, combatendo os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelas doenças degenerativas.

Ele é um ingrediente muito versátil quando se trata de receitas veganas. Possui um sabor neutro e por isso pode ser adaptado na preparação de diversos pratos: doces, salgados, frios, quentes ou gelados.
Por sua versatilidade, foi apelidado de “camaleão” da culinária vegana. É feito a partir da coagulação do leite de soja. Pode ser feito de maneira caseira, mas também já é encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Mais conhecido em sua forma neutra, possui uma consistência suave quando encontrado fresco, geralmente em forma de um bloco retangular, mas também pode ser encontrado em consistência mais firme e desidratado, temperado com ervas e até mesmo defumado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *